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segunda-feira, 2 de abril de 2012

Produtos de Páscoa estão 5,17% mais caros em Prudente, revela pesquisa

A Empresa Júnior Toledo realizou, no dia 26 de março, a coleta de Páscoa em seis supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, analisando o preço de 114 produtos. Foram pesquisados os grupos de ovos de páscoa, colombas, barras de chocolate e caixas de bombons.



Concorrência entre os supermercados faz com que a
 variação  entre os preços de um mesmo produto
chegue a 72,89%
Foto: Arquivo/ AI  

Repetindo a performance dos anos anteriores, os produtos da Páscoa estão mais caros. Este ano, no geral, a alta foi de 5,17%, muito próximo dos índices de inflação do mesmo período.
O maior aumento da época mais doce do ano vai para o grupo de colombas que tiveram alta de 11,86% em relação ao ano anterior.


Se comparado com a média de preços do ano anterior, as barras de chocolate e as caixas de bombons sofreram um aumento de 5,92% e 5,98% respectivamente.
Em relação à numeração dos ovos, o peso pode variar conforme o modelo e marca. O ovo nº 15 de modelos diferentes e mesma marca, por exemplo, pode variar de 170g a 350g, ou seja, uma diferença de 105,88% no seu peso.


Portanto o consumidor deve observar o peso do ovo de Páscoa que irá comprar e não apenas a numeração. Os produtos com maiores altas em seus preços foram: Ovos de Pascoa Ben 10 nº 15 - 170g e o Bombom Ferrero Rocher Colection - 360g, com altas de 19,81% e 15,61% respectivamente.
Dos 114 produtos pesquisados, 15 produtos apresentaram deflação em seus preços como o ovo Smilinguido nº 12 - 120g, com queda de 6,40% e o Alpino nº 21 - 500g com queda de 5,61%.
A concorrência entre os supermercados faz com que a variação entre os preços de um mesmo produto chegue a 72,89% como é o caso da Colomba Pascoal Gotas de Chocolate 500g, que pode ser encontrado entre R$9,59 e R$ 16,58.


Além desse produto podemos destacar também o Bombom Sonho de Valsa Lata 236g que pode ser encontrada entre R$ 12,58 e R$ 16,98, enre os estabelecimentos comerciais pesquisados.


Destaca-se a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 3.118,45. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 2.761,95, economizando assim 12,91% do valor gasto, ou seja, em valor R$ 356,50.


A pesquisa teve a participação dos alunos: Maria Luisa de Lima Pastorim, Mário Humberto Salvador Júnior, Edson Gomes Marcondes, Bruno Fazione Bocal, Rosana Pinheiro Goulart, Mayara Martins Bonfim, Rosilene Aparecida Hernandes, Aline Cristina Cuissi, Luiz Felipe Aglio de Oliveira, Ive Caroline, David Jean Braga Castro e Jéssica Ferreira, sob orientação do economista Walter K. Dallari e da supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa. (Com assessoria de imprensa)


FONTE: GRUPONOTICIA.COM.BR

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