Páginas

energia a preço justo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Apas pede apoio para acabar com uso de sacolas plásticas em Prudente

Material demora cerca de 300 anos para se decompor
Material demora cerca de 300 anos para se decompor-foto: Internet






























Os vereadores de Presidente Prudente receberam, nessa segunda-feira (21), membros da diretoria regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados). Eles solicitaram apoio para o projeto "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", que será lançado na próxima semana e pretende acabar com o uso de sacolas plásticas na cidade.





Estiveram presentes, além dos parlamentares prudentinos, o diretor regional da entidade, Pedro Henrique Nicoluci; o vice-diretor Antonio Nagai; o conselheiro Marcelo Nicoluci; e o publicitário Richard de Almeida.

De acordo com Pedro Nicoluci, o projeto teve início em Jundiaí-SP e pretende, inicialmente, tirar as sacolas descartáveis dos supermercados. “Com o apoio da Apas, está sendo desenvolvido um trabalho para que a gente chegue em 25 de janeiro de 2012, começando de vez a campanha, quando serão retiradas definitivamente as sacolas dos supermercados”, salientou o diretor regional na ocasião.

Ele ainda salienta que a ação é realizada por meio de um termo de cooperação, já que não existe legislação sobre o assunto. “Nossa ideia é conscientizar a população e não obrigá-la”, explicou. “Vamos fazer a retirada da sacola descartável e oferecer alternativas, como sacolas reutilizáveis; sacolas e carrinhos de feira; entregas em domicílio. Enfim, temos todo esse trabalho para dar a nossa parte de colaboração para ajudar o meio ambiente”, salientou Pedro Henrique.

O diretor regional também expôs números do lixo ocasionado pelas sacolas plásticas em Presidente Prudente. “Somente em nossa cidade são 12 milhões por mês colocadas a disposição das pessoas, ou seja, 45 toneladas de plástico em 30 dias ou 540 toneladas por ano”, destacou.

“Segundo pesquisas, a maioria desse material vai para os aterros sanitários, riachos, meio ambiente em geral e demora cerca de 300 anos para se decompor”, acrescentou.

Na ocasião, os representantes da associação apresentaram no Plenário um vídeo sobre a degradação do meio ambiente no mundo em decorrência do lixo que a população descarta, além da campanha publicitária que será veiculada.
Os vereadores também fizeram uso da palavra para debater a questão e sugeriram ideias para a implantação da campanha em Presidente Prudente. Por fim, a chefe do Legislativo corroborou que a Câmara Municipal irá oferecer o apoio institucional para a Apas neste projeto.

Fonte: www.gruponoticia.com.br

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostaríamos de destacar algumas questões importantes:
    Sacolas plásticas são produtos 100% recicláveis, além de serem reutilizáveis e reaproveitáveis.
    Além disso, um recente estudo científico inglês, mostrou que as sacolas plásticas são embalagens mais sustentáveis que as retornáveis e as demais alternativas que se tem sugerido para sua substituição.
    Sendo assim, acreditamos que banir as sacolas plásticas não seja uma atitude sustentável, positiva... acreditamos que a educação ambiental seja a solução. Educar a população quanto ao uso e descarte conscientes de sacolinhas e outros materiais, é a chave.
    Conheça, por exemplo, a Escola de Consumo Responsável, iniciativa que tem exatamente esse objetivo!

    Abraços,
    Equipe Recicle Ideias!
    www.facebook.com/Recicle.Ideias

    ResponderExcluir

Postagens populares