A maior parte das reclamações dos consumidores aos Procons em 2011
concentrou-se nos segmentos financeiros e de telecomunicações. Dos 1,6
milhão de atendimentos registrados ao longo do ano, 81,9 mil foram
relacionadas ao grupo Itaú, seguido pela Oi (80,8 mil), Claro-Embratel
(70,1 mil) e Tim-Intelig (27,1 mil).
O boletim do Sindec (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor),
divulgado nessa sexta-feira (13) pelo Departamento de Proteção e Defesa
do Consumidor do Ministério da Justiça, mostrou que assuntos
financeiros, telecomunicações e alguns produtos como aparelho celular,
computadores, dvds, móveis e eletrodomésticos de linha branca somam
57,75 % do total de atendimentos.
Entre os problemas enfrentados pelos consumidores estão as cobranças
(35,46%), ofertas (19,99%), contratações (11,62%) e qualidade (11,19%).
As mulheres representam 54,69% das pessoas que procuraram os Procons
em 2011. A maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos. Os jovens
até 20 anos somam 2,12%, o menor percentual registrado. Porém, é um
número importante, pois representa mais de 22 mil jovens consumidores
que conscientes de seus direitos procuraram os Procons.
Fonte: www.gruponoticia.com.br
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