Páginas

energia a preço justo

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Decreto regulamenta mudança de nomenclatura de UBSs em Prudente


A Prefeitura de Presidente Prudente por meio de decreto publicado em atos oficiais regulamentou a transformação da nomenclatura de três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em unidades de ESFs (Estratégias de Saúde da Família). A mudança contempla as unidades de saúde dos distritos de Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis.
Foto: Marcos Sanches
Unidade de Saúde de Floresta do Sul
Unidade de Saúde de Floresta do Sul
Conforme a coordenadora das ESFs, Gisele Mariotini Orrigo, o novo modelo vem sendo implantado desde dezembro, sendo a mudança oficialmente regulamentada através do decreto.
De acordo com a coordenadora, a iniciativa tem como objetivo proporcionar melhorias na saúde do município visando o atendimento integral e humanizado. Com a implantação do modelo ESF as unidades devem oferecer maior atenção à saúde dos moradores dos bairros distantes.
“Com a mudança o atendimento será integral e resolutivo diminuindo os encaminhamentos para outras unidades centrais”, explica. A unidade continuará com o mesmo horário de atendimento das 7h às 17h.
O modelo ESF oferece equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, farmacêutico, cirurgião dentista, auxiliar odontológico, além dos agentes de saúde. “A maior mudança é a presença do médico em tempo integral, antes o médico atuava em três períodos da semana”, revela a coordenadora. Outro diferencial apontado envolve o trabalho de visita domiciliar realizado pelos agentes de saúde que devem realizar o acompanhamento das famílias.
Conforme a coordenadora, a Estratégia de Saúde da Família é um modelo prioritário na reorganização da atenção básica. Com esse intuito, as ESF conta com equipes multiprofissionais responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas numa mesma área geográfica.
As equipes atuam com ações de promoção de saúde, prevenção, recuperação e reabilitação, além da manutenção da saúde da comunidade. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares