Conforme a coordenadora de gestão pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Vanda Gianoti de Oste, na primeira semana de aula as crianças serão recepcionadas com atividades e brincadeiras diversas. “Acredito que os quesitos mais importantes nesta idade são a sociabilidade e a segurança. Sendo assim, os alunos geralmente são recepcionados com técnicas de recreação, para que tornemos a escola um ambiente mais gostoso, ou como eles dizem, legal”, comenta.
Já as crianças do ensino infantil, explica ela, passam por uma fase de adaptação na primeira semana de aula. “Na primeira semana os pequeninos ficam algumas horas na escola e saem mais cedo. Como são crianças que nunca estiveram longe da família, estranham no início estarem sozinhas. Então, para estabelecermos este fio tênue entre a criança e o educador, passamos por este ciclo de adaptação. Já para os alunos do ensino fundamental, além das brincadeiras, promovemos dinâmica de oralidade, onde geralmente eles sentam em circulo e falam mais deles mesmo e como aproveitaram as férias”, explica.
A coordenadora de gestão pedagógica lembra também que neste período de janeiro a Seduc tem oferecido cursos e oficinas para os professores do município. Entre eles, estão os de formação continuada, bem como o de acolhimento aos novos profissionais da rede.
“Promovemos palestras de sensibilização, para mostrarmos aos novos profissionais como eles são valorizados e importantes para rede municipal. Realizamos ainda palestras sobre o estatuto do magistério, o regimento interno, organização da rede, história da educação infantil no Brasil e em Prudente, como as crianças se desenvolvem e aprendem, entre outros temas. São várias oficinas para promovermos uma volta as aulas com êxito”, encerra.
Fonte: www.portalprudentino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário