A garra, o suor, a determinação e a superação demonstrada pelos atletas que vestiram a camisa de Presidente Prudente na 55ª edição dos Jogos Regionais, resumidas em um troféu que entra para história do município. O caneco de cidade campeã, conquistado após uma lacuna de 13 anos, foi entregue oficialmente na manhã desta segunda-feira (01/08) ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), pela secretária municipal de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute. O ato foi oficializado no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, onde o troféu passa a ficar exposto.
Foto: Marcos Sanches/Secom |
A solenidade, do qual o vice-prefeito Marcos Vinha (PT) também participou, reuniu atletas de renome, entre eles André Domingos e Lucimara Silvestre da Silva, além de dirigentes e técnicos da delegação. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Aparecido Lourenção (professor Cidinho Lourenção – PSB) e Clóvis de Lima (PR). Secretários municipais também participaram do evento conduzido pelo chefe da pasta de Comunicação, o jornalista Homéro Ferreira.
Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou a importância da conquista não só para a cidade, mas como também para os munícipes que nela residem. “Os Jogos deixam um legado sócio-educacional muito importante, principalmente para nós que trabalhamos visando oferecer toda a estrutura física. Tudo isso dentro de um contexto em que o papel principal foi dos atletas, que lutaram, brigaram, choraram e até mesmo sangraram defendendo as cores da nossa bandeira. Então fica aqui nossa homenagem, do Executivo, do Legislativo e de uma cidade toda pelo feito alcançado por vocês”, elogiou.
A chefe da pasta de Esportes se emocionou ao lembrar a caminhada para que a competição sediada entre 21 e 29 do mês passado fosse realizada com êxito, principalmente na participação dos anfitriões que abocanharam 209 medalhas, sendo 112 de ouro, 59 de prata e 40 de bronze. “Conseguimos alcançar todos nossos objetivos. Foram, no total, 7.393 pessoas diretamente envolvidas nos Jogos, entre atletas, dirigentes, além do pessoal dos comitês organizador e dirigente. Melhoramos nossa infraestrutura esportiva através de construções, reformas e revitalizações. Por um outro lado, houve fomento na nossa economia local. Inclusive vimos testemunhos comprovando isso”, lembrou ela, se referindo ao que disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município, Ricardo Anderson Ribeiro, em matéria publicada no site da Prefeitura (www.presidenteprudente.sp.gov.br) no dia 22 do mês passado.
Embora o título tenha trazido felicidade aos prudentinos, a secretária fez questão de ressaltar que a maior conquista foi à comprovação de que Prudente é uma cidade que investe no esporte de base. “Não é fácil ganhar de Marília em razão do propósito que eles fazem de investir pesado apenas visando os Regionais. Ao contrário deles, nosso investimento na base e na formação é contínuo. Um trabalho árduo que demanda bastante tempo, mas que no fim valeu a pena. Sem contar que a energia vinda das arquibancadas durante os jogos também fez grande diferença para que pudéssemos ser campeões. Agora é fazer uma avaliação técnica de cada modalidade, certificar os pontos positivos e negativos, para que então possamos focar os Jogos Abertos do Interior que ocorrem em novembro, em Mogi das Cruzes”, completou.
O vice-prefeito Marcos Vinha ratificou o que disse a secretária, mas fez questão de ressaltar uma palavra que ele acredita ter feito toda a diferença para uma boa campanha e realização: ‘planejamento’. “Desde quando assumimos a Prefeitura, em 2009, sabíamos das necessidades nessa área. Fizemos nossa obrigação em estruturar nossas praças esportivas, mas ressalto o seguinte: os campeões foram todos atletas e dirigentes técnicos”.
Por sua vez, o vereador Cidinho Lourenção destacou os benefícios de se investir no esporte. “Segundo a OMS [Organização Mundial de Saúde], para cada um real investido no esporte, o poder público economiza R$ 3,00. Prudente com certeza tem economizado nesse sentido, tem deixado esse legado sócio-educacional como exemplo. Eu costumo dizer também que nossos atletas são verdadeiros artistas. E de fato foram ao proporcionarem espetáculos durante suas participações. Só tenho a parabenizá-los por isso”, frisou.
Representando os técnicos no evento, falou o chefe da Natação da Semepp, Elvancir Pereira do Nascimento, o Pépe. “Agradecemos a administração pela estrutura viabilizada. Isso nos possibilitou a participar de igual para igual diante de outras delegações”, garante. Já representando os atletas presentes, fez o uso da palavra o medalhista olímpico no atletismo, André Domingos. Na ocasião, ele também enfatizou o apoio dado pelo poder público municipal. “Eu conheço vários municípios por aí e nunca vi uma estrutura esportiva parecida com esta. Esperamos que continuem investindo no esporte para termos mais resultados positivos daqui pra frente”, encerrou. (Foto – Marcos Sanches)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário