Páginas

energia a preço justo

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

E-mail denuncia fraude na Mega-Sena; Caixa nega


Um e-mail assinado por Izabel Guerreiro, que se identifica como consultora imobiliária e que circula na internet, acusa a Caixa Econômica Federal de trapaça nos sorteios da Mega-Sena. Ainda segundo o e-mail, as investigações começaram depois que os números 31, 40, 50 e 55 foram sorteados em dois concursos seguidos (1225 e 1226).
Foto: Arquivo
De acordo com a denúncia, as TVs Record e Bandeirantes veicularam as investigações
De acordo com a denúncia, as TVs Record e Bandeirantes veicularam as investigações
"A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude  e mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo", afirma o texto.
Os sorteios ocorreram nos dias 23 e 27 de outubro de 2010. No site da Caixa é possível verificar a repetição.
De acordo com a denúncia, as TVs Record e Bandeirantes veicularam as investigações em reportagens que só foram ao ar uma vez.
Segundo o professor de estatísticas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Cleber Cunha, a chance destes quatros números serem sorteados em meio a escolha dos 60 é de 1 em 487.635. De isto se repetir seguidamente é o quadrado do valor anterior, ou seja, 487.635 * 487.635, o que dá 1 em 237.787.893.255. Ainda de acordo com o professor, a probabilidade de que uma única aposta de 6 números seja premiada é de 01 em 50.063.860.
Procurada pela reportagem do GN, a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal, informou, por meio de nota, que os sorteios ocorrem uma hora após o encerramento das apostas e são realizados no Caminhão da Sorte, unidade móvel que percorre todo o Brasil, ou no auditório da Caixa, em Brasília, com livre acesso ao público. Ainda segundo o documento, além da população local, o sorteio é conduzido e validado formalmente por empregados da Caixa e por outras duas pessoas do público que atuam como auditores populares.
As bolas utilizadas nos sorteios são de borracha maciça, numeradas e coloridas para facilitar a identificação, possuem o mesmo peso e diâmetro e são aferidas periodicamente pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A nota afirma, também, que os sorteios de suas loterias são efetuados com total lisura e transparência, o que faz com que a repetição de números sorteados em diferentes extrações seja apenas uma coincidência.
Para Marisa Kishibe, proprietária da loterica Campeão, os jogos da Mega-Sena são confiáveis, e totalmente transparentes. "Por se tratar de um jogo de sorte, basta que ela esteja a seu favor, para que você ganhe”, analisa. Ela também justifica que muitas noticias são veiculadas na internet,  falando que há fraude nos concursos, tomando grande proporção, mas que isso não fere a conduta da Caixa Federal.
Mesma opinião tem o gerente da loja Damyller, Elisandro Damiani, que aposta, toda semana, na Mega-Sena há quatro anos.“Confio nos jogos e não acredito em fraudes. Os sorteios são abertos ao público”, alega.
Para o segurança de loja Apolo, Carlos Augusto Rispirini, os jogos não são 100 % confiáveis. “Eu jogo há sete anos, mas sempre com aquela desconfiança, acredito que há fraudes. Poucas, mas há,” diz
 
O jogo
A Mega-Sena é um jogo de azar organizado pela loteria da Caixa Econômica Federal. A cada sorteio é oferecido um prêmio milionário para quem acertar os seis números sorteados. Existe também a chance de ganhar uma parte do prêmio acertando apenas cinco números (quina), ou quatyro números (quadra). Os sorteios são realizados todas às quartas-feiras e sábados, normalmente às 21 horas.
O apostador deve escolher de 6 até 15 números, entre os 60 disponíveis em cada cartela. Para escolher seis números (aposta mínima), o custo é de R$ 2,00. A cada número extra apostado, o preço da aposta aumenta.
(Alana Pastorini, especial para o Grupo Notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares