Páginas

energia a preço justo

sexta-feira, 23 de março de 2012

JBS confirma interesse em reativar frigorífico de Epitácio


Unidade em Epitácio foi desativada em agosto do ano passado
(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)
Maior grupo em processamento de proteína animal do mundo, a empresa JBS deverá reativar a produção na unidade de Presidente Epitácio, porém, sem data definida para o reinício das operações no município, paralisadas em agosto de 2011. A informação foi transmitida durante reunião com sindicalistas na sede da empresa, em São Paulo, pelo presidente da Holding J&F e do Conselho do Grupo JBS, Joesley Batista.

Participaram do encontro o presidente Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp), Melquíades de Araújo; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Presidente Prudente, Carlúcio Gomes da Rocha; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Araçatuba, Dulce Elena Ferreira.


Joesly reafirmou a importância da unidade paulista para o planejamento do JBS na região. “Uma planta daquelas não pode ficar parada”, fala. Diante das notícias de que em 90 dias haveria a retomada das atividades em Epitácio, o diretor do grupo reafirmou aos sindicalistas que não existe um prazo definido. “Não posso falar em prazo. O trabalho junto ao Governo do Estado de São Paulo está caminhando, mas até agora não solucionamos a questão da devolução dos créditos fiscais e isso é fundamental”, pontua.


O posicionamento do presidente do JBS refere-se ao principal motivo alegado para o fechamento da unidade em Epitácio: ineficiência fiscal do Estado. Após várias reuniões, em dezembro do ano passado, o governador Geraldo Alckmin anunciou um projeto de lei que passa de 3% para 4% a devolução de créditos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos do setor de frigoríficos que venham de outros Estados.


Para Rocha, que tem acompanhado todas as ações em prol da retomada dos trabalhos no JBS, a questão agora é estritamente de natureza administrativa. "Apesar do esforço do governador em solucionar o impasse e o interesse oficialmente manifestado pelo JBS, existe os trâmites legais na secretária da Fazenda. É preciso aguardar as ações já iniciadas pelo secretário Andrea Sandro Calabi”, explica.


Fechamento


Em agosto do ano passado, o
JBS fechou a unidade de Epitácio deixando mais de 1,2 mil pessoas desempregadas. No fim do ano, o Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com ação civil pública contra o grupo JBS, devido à demissão em massa. A proposta de multa por dano moral foi calculada em R$ 50 milhões.

Um gigante das proteínas


Com acesso a 100% dos mercados consumidores e dezenas de unidades de produção no mundo, a JBS detém uma posição privilegiada no mercado global. Esta globalização da marca e a crescente opção por incorporações ficaram mais acentuadas após a compra da americana Swift por US$ 1,4 bilhão, no final de maio de 2007, o que elevou a JBS à categoria de maior empresa de carne bovina do mundo, permitindo a realização de negócios e a presença em todos os continentes.

Fonte: www.portalprudentino.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares