Mesmo sem registrar nenhum caso da doença nos últimos anos, Prudente é considerada área de risco por servir de rota à doença pelo fato de receber visitantes dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Aqui não temos casos de febre amarela, mas há alguns anos a vacina faz parte do calendário do município por tratar-se de rota de pessoas que viajam entre Estados e passam por aqui. Vem gente do Mato Grosso do Sul e outras áreas que registram a doença", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves da Silva.
A imunização contra febre amarela, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade, que for viajar a áreas consideradas de risco, especialmente para regiões rurais, ribeirinhas e de mata. Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. O ideal é que as pessoas sejam vacinadas com, ao menos, 10 dias de antecedência à viagem.
"Aqui, a dose é aplicada já nos primeiros nove meses de vida. Quem não tomou a vacina nos últimos 10 anos precisa ir a um posto de saúde", alerta Vânia.
Já com relação ao sarampo, no Estado de São Paulo foram identificados apenas casos vinculados à importação em 2011, todos relacionados a vírus circulantes na Europa, onde mais de 30 países apresentaram ocorrências este ano.
No calendário de rotina as crianças devem tomar a primeira dose aos 12 meses e a segunda dose, entre 4 e 6 anos. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses e para adultos de até 50 anos uma dose. É indicado que a vacinação contra o sarampo seja realizada 15 dias antes de viajar.
Além de Prudente, as outras áreas consideradas de risco para febre amarela são: região de Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, e Itapeva.
Sintomas
Com relação ao sarampo, os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.
A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina
Fonte: www.portalprudentino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário