Páginas

energia a preço justo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"Teste do coraçãozinho" recebe primeira aprovação da Câmara

O Projeto de Lei 821/15 que obriga a realização do "teste do coraçãozinho" em hospitais e maternidades de Presidente Prudente passou pelas comissões permanentes e foi aprovado em primeira discussão pelos vereadores da Câmara Municipal.

A proposta prevê o teste em todos os recém-nascidos no prazo de 48 horas após o parto. "O teste seria realizado antes da liberação do bebê da maternidade. Isso no prazo de 48 horas após o nascimento, sendo um procedimento aplicado por todos os hospitais de Prudente", explica o vereador Oswaldo Bosquet (PSB), autor do projeto.

O PL será apreciado em segunda votação na próxima segunda-feira (28), para depois seguir ao Executivo que optará pela sanção ou rejeição da propositura.

Em Prudente, o exame de oximetria de pulso deverá integrar o rol de exames obrigatórios realizados nos recém-nascidos, atendidos nas maternidades do município. As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta das instituições, suplementadas se necessário.

Indolor
 
A oximetria de pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida, mas antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança.

Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação de problema cardiológico é então aprofundada. Nas maternidades onde o exame é realizado, também em berçários, os recém-nascidos passam pela análise de saturação do oxigênio no sangue, se for detectado oxigênio abaixo de 95%, é realizado ecocardiograma para investigar a existência de cardiopatia congênita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares